O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à Reuters que sanções adicionais dos EUA contra a Venezuela podem ser suspensas já na próxima semana para facilitar as vendas de petróleo. Falou também que ele se reunirá, na próxima semana, com os chefes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial para discutir a retomada das relações com a Venezuela.
Bessent afirmou em entrevista, na noite de sexta-feira, que quase US$ 5 bilhões em Direitos Especiais de Saque (DES) da Venezuela, atualmente congelados pelo FMI, poderiam ser usados para ajudar na reconstrução da economia do país. “Estamos removendo as sanções do petróleo que será vendido”, disse.
O Departamento do Tesouro examinava mudanças que facilitariam a repatriação dos recursos provenientes da venda do petróleo armazenado, em grande parte em navios, de volta para a Venezuela. “Como podemos ajudar para que esse dinheiro volte para a Venezuela, para financiar o governo, financiar os serviços de segurança e para que chegue ao povo venezuelano?”, disse.
Questionado sobre quando mais sanções poderiam ser suspensas contra a Venezuela, Bessent disse: “Poderia ser já na próxima semana”, mas não especificou quais. As medidas fazem parte do esforço do governo do presidente americano Donald Trump para estabilizar a Venezuela e incentivar o retorno dos produtores de petróleo americanos ao país, uma semana após as forças americanas capturarem o líder venezuelano Nicolás Maduro em Caracas e o levarem a Nova York para responder por acusações de tráfico de drogas.
As sanções dos EUA proibiram bancos internacionais e outros credores de negociar com o governo venezuelano sem uma licença. As instituições alegaram que isso representa um obstáculo para uma complexa reestruturação da dívida de US$ 150 bilhões, considerada fundamental para o retorno do capital privado à Venezuela.
Na sexta-feira à noite, Trump assinou uma ordem executiva impedindo que tribunais ou credores confisquem a receita petrolífera venezuelana mantida em contas do Tesouro dos EUA. Declarou que tais fundos devem ser protegidos para ajudar a Venezuela a criar “paz, prosperidade e estabilidade”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

