O quinto dia útil de janeiro de 2026 será em 7 de janeiro, data limite para que trabalhadores sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) recebam o pagamento do salário.
O advogado trabalhista Rafael Fazzi, da Andersen Ballão Advocacia, explica que o quinto dia útil é o prazo máximo que os empregadores têm para pagar o salário referente ao mês anterior a todos os funcionários.
Na contagem dos dias úteis entram os dias de semana, de segunda a sexta-feira, e o sábado, independente se o trabalhador trabalhe aos fins de semana, ou não. Domingos e feriados, no entanto, ficam fora da contabilização do quinto dia útil.
Assim, a contagem do quinto dia útil de janeiro ocorre da seguinte forma:
- 2 de janeiro (sexta-feira): 1º dia útil
- 3 de janeiro (sábado): 2º dia útil
- 5 de janeiro (segunda-feira): 3º dia útil
- 6 de janeiro (terça-feira): 4º dia útil
- 7 de janeiro (quarta-feira): 5º dia útil
Quais são os direitos do trabalhador se o pagamento não cair até a data limite?
O advogado explica que, caso o pagamento atrase, o trabalhador tem direito ao pagamento com a correção do salário, independente do período.
“Além do pagamento com correção, se o empregado sofrer algum prejuízo, como um atraso de uma conta a pagar na data limite do salário, ele pode cobrar do seu empregador o dano material específico deste pagamento, como os juros e a multa que recaem sobre esse valor de atraso”, explica Fazzi.
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

