Várias homenagens a Brigitte Bardot, ícone do cinema francês, surgiram neste domingo após o anúncio de sua morte aos 91 anos. Veja a seleção de algumas delas.
Presidente francês Emmanuel Macron
“Seus filmes, sua voz, sua fama deslumbrante, suas iniciais, suas tristezas, sua generosa paixão pelos animais, seu rosto que se tornou Marianne – Brigitte Bardot personificou uma vida de liberdade. Uma existência francesa, um brilho universal. Ela nos comoveu. Lamentamos a perda de uma lenda do século.”
(O rosto de Bardot serviu de modelo para um busto oficial de Marianne, figura feminina alegórica que simboliza os valores da República Francesa, instalado em prefeituras por todo o país a partir do final da década de 1960.)
- Fundação Brigitte Bardot
“Brigitte Bardot foi uma atriz e cantora de renome mundial, que optou por renunciar à sua prestigiosa carreira para dedicar sua vida e energia à defesa dos animais e à sua fundação”, afirmou a fundação.
“A Fundação Brigitte Bardot deseja honrar a memória de uma mulher excepcional que deu tudo e abdicou de tudo por um mundo mais respeitoso com os animais.”
- Político francês Jordan Bardella
“O povo francês perde hoje a Marianne que tanto amou e cuja beleza encantou o mundo. Brigitte Bardot era uma mulher de coração, convicção e caráter. Patriota apaixonada e amante dos animais que protegeu durante toda a sua vida, ela personificou sozinha toda uma era da história francesa e, sobretudo, uma certa ideia de coragem e liberdade.”
- Sociedade Francesa de Bem-Estar Aninal (SPA France)
“A SPA presta homenagem a Brigitte Bardot, figura icônica e defensora apaixonada da causa animal. Desde a década de 1970, e posteriormente por meio de sua fundação criada na década de 1980, ela dedicou sua vida à defesa daqueles que não têm voz. Seu compromisso inabalável ajudou a mudar mentalidades e a alcançar grandes avanços na proteção animal. Obrigada, B.B., por tudo o que você realizou.”
- Cidade de Saint-Tropez, lar de Bardot
“Ícone do cinema francês e figura internacional, Brigitte Bardot estará para sempre associada a Saint-Tropez, da qual foi a mais radiante embaixadora. Por meio de sua presença, sua personalidade e sua aura, ela deixou sua marca na história de nossa cidade e ajudou a fazer Saint-Tropez brilhar no mundo todo”, declarou a cidade. “Brigitte Bardot agora pertence à memória coletiva de Saint-Tropez, que devemos preservar. Ela continuará a habitar a alma da nossa cidade.”
- Ator francês Pierre Arditi
“Ela não era apenas uma das mulheres mais bonitas do mundo – ela era a mulher mais bonita do mundo, e ainda é, na verdade”, disse ele.
“Ela tinha uma coragem que os homens ainda não reconhecem, e se ela se importava tanto com os animais… provavelmente é porque ela havia se decepcionado com os homens – com todos os homens – e eu entendo isso. Nós somos relativamente decepcionantes; posso falar pelo meu próprio gênero.”
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

