Um grupo de 50 deputados do Partido Democrata pediu ao presidente Donald Trump a revogação de todas as tarifas restantes impostas pelos Estados Unidos ao Brasil nos últimos meses.
A solicitação foi feita por meio de uma carta endereçada ao mandatário americano, acessada pelo jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira (18).
Um trecho do documento chega a acusar o líder da Casa Branca de beneficiar a gigante brasileira do setor alimentício JBS. “Algumas de suas exclusões parecem beneficiar empresas com laços estreitos com seu governo, incluindo a gigante de frigoríficos brasileira JBS, que fez a maior doação individual (US$ 5 milhões) ao seu comitê de posse, levantando sérias suspeitas de que essas exclusões possam ser concedidas como retribuição política”.
Em julho, o governo de Donald Trump sobretaxou o Brasil em 40% com caráter punitivo pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, porcentagem que se acumulou com os 10% das chamadas “tarifas recíprocas” aplicadas a uma gama de países.
No dia 14 de novembro, a Casa Branca recuou nas tarifas ao anunciar a derrubada das tarifas recíprocas sobre diversos produtos agrícolas como café, frutas e carne bovina. Segundo o comunicado da Casa Branca, a decisão foi tomada “após progressos substanciais em negociações de comércio recíproco” e em razão da “atual demanda doméstica” e da “capacidade produtiva interna” dos Estados Unidos.
Em meio a negociações com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump anunciou dias depois a retirada das tarifas de 40% sobre carnes, café e outros produtos agrícolas do Brasil, cerca de 200 ao todo. A medida é retroativa e passou a valer para produtos que entraram no território americano a partir de 13 de novembro.
Os democratas também criticaram na carta a pressão do governo Trump sobre o projeto do Brasil de regular as big techs com a investigação comercial aberta em julho.
“Trump afirmou erroneamente que as tarifas eram necessárias para supostamente defender a ‘liberdade de expressão’ no Brasil contra as tentativas do país de regular plataformas digitais que têm espalhado discurso de ódio e desinformação antidemocrática”, diz um trecho da carta.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

