InícioMundoPapa Leão XIV defende mediação da Turquia na guerra

Papa Leão XIV defende mediação da Turquia na guerra

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Em viagem ao Oriente Médio, o papa Leão XIV desembarcou neste domingo (30) no Líbano e afirmou, a bordo do avião papal, que vê no presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, uma figura capaz de mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. A fala marca a segunda etapa de sua primeira viagem internacional, na qual faz forte apelo por paz na região.

Durante o voo entre Turquia e Líbano, o pontífice respondeu a perguntas de jornalistas e comentou a conversa que teve com o presidente da Turquia na últia quinta-feira (27) sobre conflitos geopolíticos.

Leão XIV afirmou que “infelizmente” não foi possível encontrar uma solução para a guerra da Ucrânia, mas disse esperar que Erdogan, “com a relação que tem com os presidentes dos países — Ucrânia, Rússia e Estados Unidos —, possa promover o diálogo e que haja um cessar-fogo e o conflito possa ser resolvido”.

O papa Leão XIV afirmou ainda que, na reunião, tratou da crise entre Israel e Palestina e reforçou que a Santa Sé continua apoiando a solução de dois Estados para a convivência entre israelenses e palestinos, outro tema fundamental da viagem ao Oriente Médio.

“Embora Israel não apoie, vemos isso como a única solução que pode ser oferecida para o conflito que eles vivem continuamente”, disse. Ele acrescentou que o Vaticano “é amigo de Israel” e “está tentando, com as duas partes, ser uma voz mediadora que possa ajudar a encontrar uma solução justa para todos”, destacando que a Turquia também pode ter um papel relevante nesse processo.

O papa chegou a Beirute por volta das 15h40, horário local, e foi recebido com honras militares por autoridades civis e religiosas. Esta é a primeira visita de um pontífice ao Líbano em 13 anos e ocorre em meio a uma das piores crises econômicas da história moderna do país. Com uma inflação galopante, colapso dos serviços públicos e a presença de milhões de refugiados sírios e palestinos, o país vive um momento de tensão social e instabilidade política.

O lema da visita apostólica é “Bem-aventurados os pacificadores”. Ainda no domingo, o papa se reuniu com os três principais líderes do sistema confessional libanês: o presidente da República, Joseph Aoun (maronita), o presidente da Assembleia Nacional, Nabih Berri (xiita), e o primeiro-ministro, Nawaf Salam (sunita).

O anfitrião da visita, o patriarca maronita Béchara Boutros Raï, afirmou que a presença do papa Leão XIV no país é um apelo moral aos libaneses. “Não podemos viver como se nada tivesse acontecido. O papa vem, as cerimônias são realizadas, a recepção é feita, ele vai embora, tudo volta ao ponto anterior. Esperemos que os libaneses reflitam e apreciem o valor desta visita, porque o Santo Padre sabe que o Líbano está passando por um momento muito, muito crítico.

Ao final da agenda do dia, o pontífice participou de um encontro com autoridades locais, representantes da sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que fez seu primeiro discurso em solo libanês.

  • Como as mídias sociais incentivam a hostilidade em relação ao papa (qualquer papa)

  • Israel denuncia elo do regime de Maduro com o terrorismo islâmico

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Popularidade de Lula tem nova ameaça com rumos da economia

Novos sinais de deterioração no cenário econômico tendem a dar tração ao aumento da...

Coreia do Sul: Exportações crescem 8,4% em novembro em base anual

As exportações da Coreia do Sul cresceram em um...

Alcolumbre critica “setores do Executivo” e defende data para sabatina de Messias

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a demora do governo federal...

Gleisi diz que governo respeita Alcolumbre e nega negociações de cargos para Senado aprovar Messias | Política

A ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, disse neste domingo...

MAIS NOTÍCAS

Popularidade de Lula tem nova ameaça com rumos da economia

Novos sinais de deterioração no cenário econômico tendem a dar tração ao aumento da...

Coreia do Sul: Exportações crescem 8,4% em novembro em base anual

As exportações da Coreia do Sul cresceram em um...

Alcolumbre critica “setores do Executivo” e defende data para sabatina de Messias

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou a demora do governo federal...