O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, disse nesta terça-feira (25) que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pode viajar nesta semana aos Estados Unidos para se encontrar com o mandatário americano, Donald Trump, e finalizar um acordo de paz com a Rússia.
Em mensagem no X, Umerov agradeceu pelas “reuniões produtivas e construtivas em Genebra entre as delegações ucraniana e americana” no fim de semana, “bem como pelos esforços contínuos do presidente Trump para pôr fim à guerra”.
“Nossas delegações chegaram a um entendimento comum sobre os principais termos do acordo negociado em Genebra. Agora, aguardamos o apoio de nossos parceiros europeus nas próximas etapas”, disse o secretário.
“Esperamos organizar uma visita do presidente da Ucrânia aos Estados Unidos o mais breve possível [ainda] em novembro, para concluir as etapas finais e chegar a um acordo com o presidente Trump”, acrescentou Umerov.
Uma fonte com informações sobre as negociações disse à emissora americana ABC que a Ucrânia teria concordado com um plano de paz de 19 pontos, uma redução em relação à proposta de 28 pontos apresentada pelos EUA na semana passada.
Segundo a ABC, a versão que teria sido aprovada por Kiev não inclui mais a previsão de anistia por atos cometidos durante a guerra, nem limites para o tamanho do efetivo das forças armadas ucranianas, que faziam parte da proposta original.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira que alguns detalhes “delicados, mas não insuperáveis” precisam ser resolvidos entre a Ucrânia, a Rússia e os EUA.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

