O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou, nesta quinta-feira (20), para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para comunicar da decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta na Corte.
- Leia mais:
- Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF
- Quem é Jorge Messias, indicado por Lula para vaga no STF
Ao Valor, Fachin afirmou que agradeceu ao presidente “a deferência do telefonema”. Messias foi indicado para o lugar de Luís Roberto Barroso, que decidiu antecipar a aposentadoria e deixou o STF em outubro.
O AGU foi chamado por Lula no Palácio da Alvorada por volta das 11h30. Na reunião, ele foi comunicado de que era o escolhido do presidente. A indicação de um homem branco para a Corte acontece no Dia da Consciência Negra, a despeito da pressão para que o petista indicasse uma mulher negra para a vaga.
Se Messias tiver o nome aprovado pelo Senado, a Corte continuará com apenas uma mulher entre os 11 integrantes, a ministra Cármen Lúcia.
Lula levou pouco mais de um mês para anunciar a indicação. A decisão envolveu um cálculo político realizado entre viagens internacionais do presidente, a COP30, em Belém, e a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que preferia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Messias tem 45 anos e nasceu no Recife – isso significa que poderá ficar na Corte por até 30 anos. Ele é evangélico e, como AGU, se aproximou de Lula nos últimos anos, passando a fazer parte do núcleo de confiança do presidente – critério usado para a indicação.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

