InícioEconomiaItaú BBA apoia multinacionais no Brasil e empresas brasileiras no exterior |...

Itaú BBA apoia multinacionais no Brasil e empresas brasileiras no exterior | Itaú BBA

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

Em meio ao conjunto de oportunidades e desafios apresentado pelo panorama econômico mundial, o Itaú BBA vem ajudando empresas dos mais diversos perfis na construção de novas rotas para o mercado internacional. Tendo como eixo central as atividades de Global Multinational Banking, o banco tem se destacado pelo posicionamento que combina apoio consultivo, presença em hubs estratégicos e serviços financeiros especializados para facilitar operações em diferentes geografias.

Resultado de um planejamento global executado ao longo da última década, o banco possui hoje presença em 18 países e uma equipe global de 200 profissionais exclusivamente dedicados ao segmento, contemplando tanto o fortalecimento da atuação de multinacionais no Brasil como a expansão internacional de empresas nacionais.

A partir de uma estrutura de cobertura orientada pela origem de capital de cada cliente, o portfólio reúne soluções customizadas de cash management, crédito em moedas nacionais e estrangeiras, transações cambiais, assessoramento em operações estruturadas e consultoria para movimentos estratégicos. O modelo inclui, ainda, a criação de mesas de negócio compostas por profissionais nativos de diversos países, como Japão e China.

De acordo com Eneas Ferreira, responsável pelos clientes multinacionais do Itaú BBA , o principal diferencial está na abordagem bottom-up adotada pelo banco, que conecta a robustez de uma instituição financeira de classe global às demandas específicas de contextos locais, com destaque para um amplo histórico de geração de oportunidades na América Latina, em especial em países onde o Itaú BBA conta com ampla experiência e recursos, como Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Argentina.

“Nosso objetivo é ser a primeira opção para qualquer empresa que queira fazer ou expandir negócios em toda a região. Temos uma estrutura integrada que garante a competitividade de multinacionais em operações locais, levando em conta contextos culturais, econômicos e cambiais de cada país”, afirma Fábio Villa, diretor comercial do Itaú BBA responsável pelo middle market & corporate e pelos negócios com empresas tech e multinacionais.

Eneas Ferreira, responsável pelos clientes multinacionais do Itaú BBA — Foto: Divulgação

IMPULSO PARA O MIDDLE MARKET

Tendo como base o conceito de full advisor, o núcleo multinacional vem fortalecendo a sua presença entre o middle market e grandes empresas por meio de análises customizadas sobre riscos, desafios e oportunidades em países-alvo de estratégias de internacionalização. Além da frente de inteligência de mercado, o banco também atua proativamente como um eixo de conexões entre seus clientes e contatos estratégicos para o desenvolvimento de negócios em ecossistemas locais.

Entre os casos de destaque está o trabalho realizado junto à H&M para a inauguração de suas atividades no Brasil. Antes mesmo de formalizar o processo de abertura da empresa no país, a gigante de moda sueca definiu o Itaú BBA como banco local parceiro para acompanhar o seu desembarque por aqui. Resultado de um minucioso trabalho de contextualização de mercado e formatação de fluxos financeiros, a primeira loja foi inaugurada no final de agosto, em São Paulo — o plano de expansão prevê a abertura de novas unidades m Sorocaba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) no próximo ano.

“Ao mesmo tempo que permite avaliações a partir de parâmetros globais, nossa estrutura traduz necessidades operacionais de acordo com as realidades de cada país, mantendo os mesmos padrões de eficiência e atendimento registrados nas matrizes. Essa característica vem sendo decisiva para nos consolidar como uma das principais referências de atendimento a multinacionais na América Latina”, explica Ferreira.

Na esteira desse posicionamento, os planos de expansão com clientes multinacionais incluem a intensificação dos projetos desenvolvidos para empresas brasileiras de médio porte. Para impulsionar os roadmaps de internacionalização desses negócios, o banco vem investindo na capacitação de equipes de vendas e atendimento especializadas em demandas específicas do segmento.

O compromisso com a for mação de capital humano faz parte de uma visão de longo prazo pautada pelo desenvolvimento do ecossistema de negócios brasileiro. Além dos resultados diretos gerados para a comunidade empresarial, trata-se de um direcionamento guiado pela construção de um círculo virtuoso de visibilidade, atração de recursos e possibilidades de colaboração com instituições e investidores internacionais.

“ O atendimento às multinacionais tem como premissa aplicar o potencial de impacto do Itaú BBA para aprimorar o ambiente de negócios em todos os países em que atua, promovendo crescimento e prosperidade econômica de maneira sustentável. Ao apoiarmos as companhias brasileiras que desejam expandir suas fronteiras geográficas, queremos ajudar a mostrar a melhor cara do país para o mundo, valorizando a competência dos profissionais e o enorme potencial de negócios que existe na região”, conclui o responsável pelos negócios com clientes multinacionais do banco.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Ditadora interina da Venezuela diz estar “farta” de ordens dos EUA

Desde que assumiu interinamente o regime da Venezuela com a queda do ditador Nicolás...

Atendimento médico a Bolsonaro é condicionado a termo de confidencialidade

O comando do 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, local onde está...

Fluxo estrangeiro na B3 em janeiro já supera 60% do total de 2025 | Finanças

Os investidores estrangeiros aportaram R$ 3,4 bilhões no segmento secundário da B3...

Rússia diz ter os nomes dos “traidores” de Maduro

O embaixador da Rússia na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, disse em entrevista neste domingo (25) ter...

MAIS NOTÍCAS

Ditadora interina da Venezuela diz estar “farta” de ordens dos EUA

Desde que assumiu interinamente o regime da Venezuela com a queda do ditador Nicolás...

Atendimento médico a Bolsonaro é condicionado a termo de confidencialidade

O comando do 19º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, local onde está...

Fluxo estrangeiro na B3 em janeiro já supera 60% do total de 2025 | Finanças

Os investidores estrangeiros aportaram R$ 3,4 bilhões no segmento secundário da B3...