InícioBrasilPF e governo criticam relatório de Derrite

PF e governo criticam relatório de Derrite

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O cenário político é marcado pelo embate em torno da nova Lei Antiterrorismo, com a Polícia Federal e o governo Lula criticando duramente o relatório do secretário Guilherme Derrite, que por sua vez ignora a pressão e mantém o texto. Enquanto isso, o Judiciário segue no centro das atenções, com o ministro Dias Toffoli anulando provas da Lava Jato e Alexandre de Moraes questionando dados de uma operação no Rio de Janeiro. No plano internacional, as preparações para a COP30 em Belém são palco de críticas do presidente Lula e de tensões com os Estados Unidos.

Governo e PF criticam mudanças na Lei Antiterrorismo

O relatório do secretário Guilherme Derrite para a Lei Antiterrorismo gera atritos. A Polícia Federal (PF) e o governo Lula criticam o texto. Eles afirmam que a proposta limita a atuação da PF. Também dizem que põe em risco o combate ao crime organizado. Um secretário do governo se disse “assustado e decepcionado”.

Derrite ignora a pressão e mantém as mudanças. Ele defende o projeto, afirmando que será um “divisor de águas”. O secretário diz que está acatando sugestões à proposta. Enquanto isso, o deputado Motta discutiu o PL antifacção com o ministro Alexandre de Moraes por união institucional.

COP30 marcada por críticas e tensões com os EUA

A COP30, em Belém, é palco de tensões políticas. O presidente Lula abriu o evento criticando líderes ausentes. Ele acusou-os de financiarem guerras. A cúpula registrou a menor presença de líderes em anos. A primeira-dama Janja teve posição de destaque superior a de chefes de Poderes.

A relação com os EUA também é destaque. O presidente norte-americano, Donald Trump, debochou de uma obra para o evento. Ele a chamou de “escândalo internacional”. O governo brasileiro também enfrenta pressão de Trump no combate a facções. Em paralelo, Allan dos Santos pediu que Trump confie apenas em Eduardo Bolsonaro para assuntos do Brasil.

Decisões e disputas marcam a pauta do Judiciário

O Supremo Tribunal Federal (STF) esteve em foco em várias frentes. O ministro Dias Toffoli anulou provas da Operação Lava Jato. A decisão atendeu parcialmente a defesa da ex-primeira dama do Peru. O STF também avança no julgamento sobre os limites da “pejotização”.

O ministro Alexandre de Moraes apontou contradições em dados de uma operação no Rio de Janeiro. Ele pediu laudos e informações sobre as prisões. A defesa de Tagliaferro pediu a suspeição de Moraes ao ministro Fachin. Também afirmou que recorrerá a cortes internacionais de direitos humanos.

Articulações para 2026 e divergências na economia

No cenário político, surgem articulações para a eleição de 2026. Um ranking com deputados e senadores aponta Tarcísio como nome para unir a direita. Na economia, o ministro Fernando Haddad defendeu o presidente do Banco Central. Ele minimizou as críticas feitas por Gleisi Hoffmann.

Em outra frente, o ex-ministro José Dirceu criticou as emendas impositivas. Condenado por corrupção, ele afirmou que elas “corrompem a democracia”. No Congresso, a CPMI do INSS reagiu com revolta ao silêncio de uma testemunha. Uma reportagem aponta que o reduto eleitoral de Lula é o que mais sofre com descontos associativos indevidos.

Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [[email protected]].

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Mendonça avalia futuro do inquérito

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), realiza nesta segunda-feira (23) uma...

Serviço Secreto dos EUA mata homem que tentava invadir propriedade de Trump | Mundo

O homem carregava o que parecia ser uma espingarda e um galão...

As leis que Trump deve usar para manter tarifas

Após a decisão da Suprema Corte que impediu o uso da Lei de Poderes...

Chiquini vira alvo no STF por publicar vídeo de Dino no Carnaval

Um vídeo postado recentemente em uma rede social por Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe...

MAIS NOTÍCAS

Mendonça avalia futuro do inquérito

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), realiza nesta segunda-feira (23) uma...

Serviço Secreto dos EUA mata homem que tentava invadir propriedade de Trump | Mundo

O homem carregava o que parecia ser uma espingarda e um galão...

As leis que Trump deve usar para manter tarifas

Após a decisão da Suprema Corte que impediu o uso da Lei de Poderes...