InícioEconomiaSindicato cobra Nubank após demissões por confusão no Zoom; Vélez e Cristina...

Sindicato cobra Nubank após demissões por confusão no Zoom; Vélez e Cristina respondem a críticas nas redes sociais | Finanças

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região cobrou explicações do Nubank após a demissão de 12 trabalhadores, ocorrida sexta-feira, depois de uma confusão em uma reunião no Zoom sobre o fim do modelo remoto na empresa.

Segundo o sindicato, na véspera dessa reunião, o Nubank havia informado ao órgão e aos trabalhadores que pretende adotar um novo modelo de trabalho híbrido. Ainda assim, a entidade questiona as demissões de quem fez críticas às novas regras.

“Recebemos a denúncia sobre as demissões desses trabalhadores e procuramos a direção do Nubank para esclarecimentos e abertura de negociação sobre a suspensão dessas dispensas. Os trabalhadores foram convidados a se manifestar em uma reunião e depois são punidos com demissão? Queremos esclarecimentos”, afirmou em nota a presidente do sindicato, Neiva Ribeiro.

O sindicato diz que entrou em contato com os funcionários demitidos e os relatos divergem das justificativas apresentadas pela empresa. O Nubank diz que houve agressões e desrespeito, mas a entidade defende que não haja retaliação contra quem se manifestou durante o encontro e cobra transparência sobre os critérios adotados nas dispensas.

A entidade também destaca que o Nubank havia se comprometido, em reunião realizada na manhã anterior ao episódio, a manter diálogo constante e reuniões periódicas com o sindicato para acompanhar a implementação do modelo híbrido. “O primeiro problema já apareceu, e precisamos de uma resposta consistente da empresa”, diz a presidente.

A líder sindicalista inclusive postou uma mensagem no LinkedIn sobre o tema, que já tem mais de 100 comentários. Em um deles, Rafael Calsaverini, que trabalhou por mais de quatro anos na área de tecnologia do Nubank, diz que a empresa sempre cultivou a ideia de que confrontar a gestão é perfeitamente válido. “Eu li as mensagens que levaram pessoas a serem demitidas. Meros comentários irônicos pontuais que não são justificativa para justa causa. David Vélez, você é capaz de reações melhores do que essas. Eu já mandei mensagens bem duras para você em canais públicos do Nubank. Elas resultaram em diálogo e não nesse tipo de medida reativa irracional”, escreveu, marcando o perfil do fundador e CEO global do Nubank.

Vélez respondeu a mensagem de Calsaverini, afirmando que o antigo funcionário tem pouca informação sobre o caso. “Você não faz ideia do tipo de linguagem e comportamento dessas pessoas. Confundiram um canal corporativo com rede social ou arquibancada de estádio. Você não aceitaria esse comportamento na sua própria casa”, afirmou.

Quem também respondeu a críticas nas redes sociais foi a fundadora Cristina Junqueira. Na sua tradicional “caixinha” de sexta-feira, em que recolhe perguntas dos seguidores no Instagram, ela foi questionada sobre o tema e lembrou que se mudou recentemente com sua família para Miami, para liderar a expansão do Nubank para os Estados Unidos. Questionada por um funcionário, que apontou que ela tem “condições” diferenciadas, ela admitiu isso, mas argumentou que o Nubank dará uma ajuda de custo para quem tiver de mudar de cidade e que cada um terá de tomar decisão conforme suas prioridades.

Sede do Nubank em São Paulo — Foto: Divulgação

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

As leis que Trump deve usar para manter tarifas

Após a decisão da Suprema Corte que impediu o uso da Lei de Poderes...

Chiquini vira alvo no STF por publicar vídeo de Dino no Carnaval

Um vídeo postado recentemente em uma rede social por Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe...

Trump diz que vai enviar navio-hospital para a Groenlândia | Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (21) que estava...

Brasil e Índia fecham acordo sobre minerais críticos e terras raras

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o primeiro-ministro da...

MAIS NOTÍCAS

As leis que Trump deve usar para manter tarifas

Após a decisão da Suprema Corte que impediu o uso da Lei de Poderes...

Chiquini vira alvo no STF por publicar vídeo de Dino no Carnaval

Um vídeo postado recentemente em uma rede social por Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe...

Trump diz que vai enviar navio-hospital para a Groenlândia | Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (21) que estava...