InícioMundoVeja o que os EUA já mobilizaram em operação militar no Caribe

Veja o que os EUA já mobilizaram em operação militar no Caribe

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está realizando neste momento uma grande operação militar no Caribe. A ação em curso na região, oficialmente voltada para o combate ao narcotráfico, envolve porta-aviões nucleares, destróieres, submarinos de ataque, cruzadores lançadores de mísseis, caças F-35 e bombardeiros estratégicos, sob o comando do Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom).

Desde o início da mobilização, em agosto, o Pentágono enviou mais de dez embarcações de guerra para o Caribe, incluindo seis contratorpedeiros da classe Arleigh Burke, três navios de assalto anfíbio e um submarino nuclear de ataque.

Entre os principais meios deslocados está o porta-aviões nuclear USS Gerald R. Ford, o maior e mais moderno da frota americana. O porta-aviões está se deslocando para a região neste momento – deve chegar no local na semana que vem – acompanhado de oito escoltas, entre eles o cruzador USS Lake Erie e os destróieres USS Mahan, USS Bainbridge e USS Winston S. Churchill. O USS Gerald Ford transporta mais de 75 aeronaves, entre caças F/A-18 Super Hornet e F-35 Lightning II, além de aviões de alerta aéreo E-2 Hawkeye e 4,8 mil tripulantes.

Já está operando no Caribe neste momento o Grupo Anfíbio de Prontidão Iwo Jima, formado pelos navios USS Iwo Jima, USS Fort Lauderdale e USS San Antonio. As embarcações estão operando neste momento a menos de 200 quilômetros da costa da Venezuela e contam com o apoio dos fuzileiros da 22ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais dos EUA (22nd MEU), treinados para desembarques rápidos e missões de combate em território hostil.

Imagens de satélite veiculadas neste sábado (1º) pela emissora britânica pela Sky News mostraram o grupo realizando exercícios de tiro real no mar do Caribe.

Além das forças navais, os Estados Unidos posicionaram caças F-35 Lightning II e F/A-18 Super Hornet em bases aéreas de Porto Rico, e passaram a operar bombardeiros estratégicos B-52 e B-1B perto do litoral da Venezuela. Aeronaves de patrulha P-8A Poseidon também estão monitorando neste momento embarcações suspeitas do tráfico de drogas, enquanto helicópteros UH-1Y Venom e drones armados estão dando apoio às missões de vigilância e ataque, que já eliminaram cerca de 64 narcoterroristas, segundo a Casa Branca.

A Marinha dos EUA também mantém no Caribe o submarino nuclear USS Newport News, que está realizando neste momento operações de reconhecimento e rastreamento de rotas subaquáticas usadas por traficantes na região. Segundo fontes citadas pela BBC News, o submarino integra as ações de bloqueio e vigilância junto ao Comando Sul, que coordena os ataques a barcos e a destruição de embarcações utilizadas por cartéis.

O reforço mais recente foi o envio de um novo cruzador lançador de mísseis que deixou a base naval de Norfolk, na Virgínia, e se juntou às forças já posicionadas na região, conforme noticiado pelo The Washington Post e pelo portal The War Zone.

Até o fim de outubro, o comando militar americano confirmou 15 ataques a embarcações suspeitas de tráfico, com mais de 60 mortes. Os alvos são traficantes em geral e membros de grupos ligados aos cartéis Tren de Aragua e Cartel de los Soles, ambos apontados por Washington como organizações terroristas estrangeiras que possuem apoio do regime de Nicolás Maduro, que é procurado pelo governo americano.

Com todas as unidades em operação, o Comando Sul dos EUA deve contar com 13 embarcações de guerra e cerca de 10 mil militares mobilizados no Caribe.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe

As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram em setembro a revitalização de uma base...

Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu manter o general...

Cooperativismo de Crédito impulsiona avanços na DICC 2025 | Dino

Celebrado em 16 de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito...

Secretário de Energia dos EUA descarta “explosões nucleares”

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, deu novos detalhes sobre o...

MAIS NOTÍCAS

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe

As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram em setembro a revitalização de uma base...

Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu manter o general...

Cooperativismo de Crédito impulsiona avanços na DICC 2025 | Dino

Celebrado em 16 de outubro, o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito...