InícioEconomiaPresidente da Coreia do Sul promete apoiar encontro entre Trump e Kim...

Presidente da Coreia do Sul promete apoiar encontro entre Trump e Kim Jong-un | Mundo

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, prometeu neste sábado apoiar a retomada do diálogo entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-um.

A postura de Lee invoca o espírito da “Política de Aproximação” do falecido presidente sul-coreano Kim Dae-jung, após o cancelamento de um encontro previsto entre Trump e Kim.

“Garantir que o presidente Trump cumpra efetivamente seu papel como pacificador na Península Coreana, como ele próprio deseja, também é um caminho para assegurar a paz e a segurança da República da Coreia”, disse Lee em uma entrevista coletiva para encerrar a cúpula do bloco econômico dos países da Ásia-Pacífico (Apec) na histórica cidade de Gyeongju, no sudeste da Coreia do Sul.

“Eu disse ao presidente Trump que atuaria como um facilitador para ajudá-lo a cumprir seu papel como pacificador”, acrescentou, referindo-se à sua cúpula com o presidente dos Estados Unidos na quinta-feira.

Lee também mencionou o envolvimento do falecido presidente Kim com a Coreia do Norte, que levou à primeira cúpula intercoreana com o então líder Kim Jong-Il em Pyongyang, em 2000.

“O presidente Kim Dae-jung disse certa vez que, em nome da Política de Aproximação, forçar alguém a tirar o casaco por outros meios é difícil e só faz com que a pessoa se retraia. Em vez disso, devemos criar um dia quente de primavera para que não precisem mais se agasalhar”, disse Lee.

Seus comentários vêm depois que Trump deixou a Coreia do Sul na quinta-feira sem ter se reunido ou tido qualquer contato conhecido com Kim Jong-un. No início de sua viagem de uma semana pela Ásia, ele disse que ficaria feliz em se encontrar com o líder norte-coreano.

No entanto, ele mencionou a possibilidade de uma nova visita à região para se encontrar com Kim. “Eu voltaria, com todo o respeito a Kim Jong-un. Eu tinha um ótimo relacionamento com Kim Jong-un. Ele não gosta de muitas pessoas além de mim”, afirmou Trump.

A aproximação de Lee representa um afastamento drástico da postura conservadora de seu antecessor, Yoon Suk Yeol, cuja linha dura em relação à Coreia do Norte priorizava a dissuasão militar e um alinhamento mais estreito com Washington e Tóquio.

O governo Lee enquadrou o diálogo como essencial para reduzir as tensões num momento de testes acelerados de mísseis da Coreia do Norte e ao aprofundamento dos laços militares com a Rússia.

No início do sábado, a Coreia do Norte denunciou a desnuclearização da península coreana como um “sonho impossível” que jamais poderá ser realizado — um comentário que surgiu no momento em que Lee e o presidente chinês, Xi Jinping, se preparavam para discutir o assunto em uma reunião no mesmo dia, segundo a agência estatal de notícias norte-coreana KCNA.

Analistas disseram que Lee estava enviando uma mensagem a Kim para que ele desse atenção ao desejo de Trump de se encontrar com ele.

“A mensagem do presidente Lee Jae-myung ao presidente Kim Jong-un pode ser ‘não ignore a oferta do presidente Trump'”, disse Yang Moo-jin, professor emérito da Universidade de Estudos Norte-Coreanos. “Ele também enviou uma mensagem ao presidente Trump para que não desista do encontro, mesmo que tenha falhado desta vez.”

No entanto, Yang afirmou que não será fácil para os dois líderes realizarem uma cúpula até o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, já que Kim pode não querer que o presidente russo, Vladimir Putin, o interprete erroneamente como um “agente duplo”. A Coreia do Norte apoia a Rússia na guerra com armas e soldados.

Os comentários também refletem a cautelosa recalibração da diplomacia de Seul na era Trump 2.0. Durante seu primeiro mandato, Trump realizou três encontros sem precedentes com Kim Jong-un, mas as negociações fracassaram em 2019 em Hanói, sem um acordo sobre a desnuclearização.

O fracasso levou ao congelamento das negociações e ao retorno à confrontação, que os governos sul-coreanos subsequentes têm lutado para reverter.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

“lava as mãos” com o Rio de Janeiro

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a...

Primeira parcela do décimo terceiro salário cai neste mês; veja quanto vai receber | Legislação

O décimo terceiro salário pode ser dividido em até duas parcelas, com...

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe

As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram em setembro a revitalização de uma base...

Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu manter o general...

MAIS NOTÍCAS

“lava as mãos” com o Rio de Janeiro

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a...

Primeira parcela do décimo terceiro salário cai neste mês; veja quanto vai receber | Legislação

O décimo terceiro salário pode ser dividido em até duas parcelas, com...

EUA revitalizam base militar da Guerra Fria no Caribe

As Forças Armadas dos Estados Unidos iniciaram em setembro a revitalização de uma base...