InícioBrasilIbama aprova última fase de licença para Petrobras explorar Foz do Amazonas

Ibama aprova última fase de licença para Petrobras explorar Foz do Amazonas

Publicado em

SIGA NOSSAS REDES SOCIAS

spot_img

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou nesta quarta-feira (24) o simulado de resposta à emergência realizado pela Petrobras na bacia da Foz do Amazonas, em agosto deste ano. Esta era a etapa final do processo de licenciamento ambiental do bloco FZA-M-59, localizado em águas profundas do Amapá.

Vencida esta etapa, a estatal está mais próxima da autorização necessária para explorar a Margem Equatorial, faixa litorânea entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. No parecer, a autarquia recomendou a concessão da licença de operação “após a constatação, pela equipe técnica, da incorporação nos planos das melhorias e correções solicitadas no parecer”.

Eleito pelo Amapá, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), celebrou a decisão do Ibama. “São anos de espera para buscarmos essa riqueza que é do povo brasileiro, mas também dos amapaenses. Cada conquista nesse processo é resultado da união de esforços e do compromisso de todos que acreditaram nesse projeto”, afirmou no plenário da Casa Alta.

  • Lula confirma química com Trump e vê chance de superar impasse com EUA

O Ibama também solicitou ajustes ao plano de proteção à fauna apresentado pela companhia, visando “contribuir para o processo de melhoria contínua da estrutura de resposta, garantindo sua adequação e alinhamento aos requisitos da região”. Em nota, a petroleira afirmou que reapresentará o documento ao Ibama até esta sexta-feira (26).

Desde 2023, a Petrobras busca a liberação do Ibama para perfurar em águas profundas na bacia da Foz do Amazonas. Apesar do nome, o bloco fica a mais de 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e a mais de 160 quilômetros da costa, em alto mar. Em maio, o Ibama aprovou o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), que é parte do Plano de Emergência Individual (PEI) para a pesquisa marítima na região.

Com base nesses planos, a Petrobras conduziu a Avaliação Pré-Operacional (APO), que consiste em uma simulação in loco de contenção de danos em caso de vazamento de petróleo no bloco FZA-M-59. O órgão protocolou o parecer de aprovação da APO nesta quarta-feira (24).

O Ibama afirmou que “levando em consideração as observações registradas pela equipe de avaliadores, a robustez da estrutura apresentada, bem como o caráter inédito da atividade executada — marcada por desafios logísticos relevantes, pela dimensão da estrutura acionada e pela amplitude das vertentes de análise — considera-se a Avaliação Pré-Operacional do Bloco FZA-M-59 aprovada”.

“Com a aprovação da APO e o cumprimento dos demais requisitos do processo de licenciamento, a Petrobras espera receber em breve a licença ambiental para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, por meio do qual a companhia irá buscar informações geológicas e investigar a existência de petróleo”, afirmou a estatal.

Alcolumbre comemora aprovação recebida pela Petrobras

Em fevereiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a Alcolumbre que destravaria a exploração de petróleo na região da Margem Equatorial, localizada no litoral do Amapá, terra do senador. A promessa teria sido feita durante uma conversa entre Lula e os presidentes recém-empossados do Senado e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Nesta tarde, Alcolumbre agradeceu o apoio do governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade); do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, indicado ao cargo pelo senador; e, em “especial”, a Lula por apoiar a viabilização do projeto e levar “desenvolvimento aos rincões da Amazônia”, informou a Agência Senado.

“Essa conquista é do povo da floresta, da população da Amazônia e, em especial, dos amapaenses. É o início de uma nova era de oportunidades e desenvolvimento sustentável para o nosso estado e para o Brasil”, disse o senador.

Impasse entre Ibama e Petrobras sobre a Margem Equatorial

Em maio de 2023, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, negou a licença solicitada pela estatal para explorar petróleo no FZA-M-59. Um estudo da petroleira apontou que nesse bloco há cerca de 5,6 bilhões de barris de óleo. A negativa gerou um impasse no governo.

A Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendem a exploração. Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e Agostinho questionavam a atuação da petroleira na região devido à possibilidade de danos ambientais.

A companhia pediu ao Ibama que reconsiderasse a decisão. Durante a nova análise, o órgão aprovou o conceito do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF). Em agosto, a companhia conduziu a Avaliação Pré-Operacional (APO) e, nesta quarta-feira (24), o Ibama aprovou a resposta da empresa durante a simulação no Amapá.

A Petrobras conta com 16 poços na nova fronteira exploratória, mas só tem autorização do Ibama para perfurar dois deles, na costa do Rio Grande do Norte. Segundo estimativas da estatal, a Margem Equatorial tem 10 bilhões de barris de petróleo.

@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

Artigos mais recentes

Maior exportadora chinesa de automóveis, Chery faz estreia em alta na Bolsa de Hong Kong

As ações da Chery Automobile subiram acentuadament... @jornaldemeriti – Aqui...

Petro critica Trump e pede ação penal por ataques no Caribe

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou duramente o governo dos Estados Unidos e...

MP Eleitoral dá parecer favorável para criação de partido do MBL

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou, nesta terça-feira (23), a favor da criação do...

Em meio às negociações sobre anistia, Barroso recebe cúpula do Congresso para jantar | Política

Em meio às negociações para um projeto de revisão de penas para...

MAIS NOTÍCAS

Maior exportadora chinesa de automóveis, Chery faz estreia em alta na Bolsa de Hong Kong

As ações da Chery Automobile subiram acentuadament... @jornaldemeriti – Aqui...

Petro critica Trump e pede ação penal por ataques no Caribe

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou duramente o governo dos Estados Unidos e...

MP Eleitoral dá parecer favorável para criação de partido do MBL

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou, nesta terça-feira (23), a favor da criação do...
Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?