A esquerda brasileira organiza neste domingo (21) uma série de manifestações nas principais capitais do país contra o PL da Anistia e a PEC da Imunidade. O protesto tem o apoio de cantores e artistas no movimento que mira impedir a votação da anistia no Congresso Nacional. Na tarde de domingo, a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, será palco de um show de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque.
“A PEC da ‘Bandidagem’ tem que receber uma resposta saudável. Uma manifestação em que grande parte da população brasileira não admite um projeto como esse. Ainda mais agora, às pressas, sendo levado à frente esse projeto de anistia. Isso não pode ficar sem resposta. Temos que ir para ruas e para a frente do Congresso, como já fizemos outras vezes”, declarou Caetano em vídeo publicado nas redes sociais.
A PEC da Imunidade, também conhecida como PEC da Blindagem, foi aprovada na última terça-feira (16) na Câmara dos Deputados e prevê que a abertura de qualquer ação penal contra um parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) seja previamente autorizada pelo Congresso Nacional. O projeto ainda precisa passar pela apreciação no Senado.
No dia seguinte, a Câmara aprovou a tramitação em urgência do PL da Anistia, que pode beneficiar os presos do 8 de janeiro e alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que gerou insatisfação da bancada petista e preocupação no governo Lula. A matéria está sob relatoria do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), que discute a construção do texto do projeto de lei.
O trio da MPB Gil, Caetano e Chico – que viveram períodos de exílio político durante a ditadura militar – também tem o apoio da cantora Anitta. “Estamos vivendo tempos de extremismo e divisão entre as pessoas, espero muito que um dia possamos ser maleáveis e respeitosos com aqueles que pensam diferente de nós. No caso da PEC em questão, é de se concordar que todo ser humano deve ser igualmente julgado pelos crimes independente da sua posição política”, disse a cantora.
O protesto ainda está marcado para outras capitais do país, como Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Curitiba. Além de cantores, o movimento tem o apoio de artistas da televisão brasileira, como Débora Bloch, que interpreta a vilã Odete Roitman na releitura da novela da TV Globo Vale Tudo. “A PEC da ‘Bandidagem’ precisa receber uma resposta. O que temem os nossos deputados?”, questiona a atriz.
Em São Paulo, o protesto “Congresso inimigo do povo” será no Masp e foi convocado pelo movimento Frente Povo sem Medo, ligado ao deputado federal Guilherme Boulos (Psol).
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431