O consórcio ViaMobilidade, que opera os trens de São Paulo, foi o único concorrente e venceu o leilão judicial para substituir a Supervia na operação de trens urbanos no Estado do Rio. Os envelopes foram abertos nesta terça-feira (10), na 6ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça (TJ-RJ).
A contratação é estimada em R$ 660 milhões, com duração inicial de cinco anos. A concessionária apresentou uma proposta de desconto de 0,06% sobre a tarifa de remuneração do contrato.
A partir da assinatura dos papéis, inicia-se uma operação assistida com a Supervia pelo período de até 90 dias. Uma nova audiência para conclusão do processo licitatório está marcada para 25 de fevereiro.
A disputa foi realizada no âmbito do processo de recuperação judicial da Supervia. A concessão se iniciou em 1998 e, em 2023, a empresa comunicou ao governo estadual não ter condições de manter a operação, alegando problemas financeiros e operacionais.
Um acordo judicial prorrogou a permanência da concessionária até março de 2026, prazo em que o novo operador deverá assumir integralmente o sistema ferroviário do Estado.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

