O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, neste domingo (7), a eleição do novo presidente de Portugal, António José Seguro, candidato da esquerda e quadro histórico do Partido Socialista.
Na avaliação do petista, a escolha de Seguro representa a vitória da democracia “num momento tão importante para a Europa e o mundo”. Além disso, Lula celebrou o fato de que o novo presidente deve “consolidar” o apoio de Portugal ao acordo Mercosul-União Europeia.
“Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu o presidente, pelas redes sociais.
“O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”, acrescentou.
Com 98,6% das urnas apuradas, o político que se apresenta como “democrata, progressista e humanista” tinha cerca 66,6% dos votos válidos, superando com facilidade André Ventura, do partido ultradireitista Chega. São mais de 30 pontos percentuais de vantagem, com Ventura marcando 33,4%.
Ventura reconheceu a derrota minutos depois da divulgação das primeiras projeções. “Desejo que Seguro seja um bom presidente porque os portugueses precisam”, afirmou o candidato do partido Chega. “Espero poder liderar o espaço da direita a partir de agora.” Já Seguro, que deve discursar mais tarde, disse apenas: “Meu objetivo é servir ao meu país. O povo português é o melhor povo do mundo”.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

