O empresário Elon Musk, dono da rede social X, chamou nesta terça-feira (3) o primeiro-ministro socialista da Espanha, Pedro Sánchez, de “tirano” e “traidor do povo espanhol” ao reagir, nas redes sociais, às medidas anunciadas pelo governo espanhol para restringir o acesso de menores às plataformas digitais e ampliar a “responsabilização” das empresas de tecnologia.
Musk compartilhou um vídeo em que Sánchez apresenta o novo pacote regulatório. Ao comentar o conteúdo, o empresário escreveu: “Dirty (sujo) Sánchez é um tirano e um traidor do povo espanhol”. Musk utilizou um trocadilho pejorativo com o nome do premiê espanhol na publicação e finalizou o conteúdo com um emoji de fezes.
De acordo com informações divulgadas pelo governo espanhol, as medidas anunciadas por Sánchez incluem a proibição do acesso às redes sociais por menores de 16 anos, a exigência de sistemas eficazes de verificação de idade e a responsabilização legal de executivos das plataformas por “infrações” cometidas em seus serviços.
Conforme detalhado pelo próprio Sánchez durante discurso na Cúpula Mundial de Governos, realizada em Dubai, o pacote de medidas também prevê a criminalização da manipulação de algoritmos e da amplificação de conteúdo ilegal, além da criação de um sistema de rastreamento para medir o que o governo chama de “pegada de ódio e polarização” nas redes.
Ainda segundo o premiê espanhol, o governo trabalhará em conjunto com a Procuradoria para investigar possíveis infrações cometidas por plataformas como X, TikTok e Instagram, incluindo ferramentas de inteligência artificial, entre elas o Grok, da xAi de Musk.
@jornaldemeriti – Aqui você fica por dentro de tudo.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97914-2431

